Tendências na Advocacia em 2021

19 DE JANEIRO DE 2021 POR REBECCA REBOUÇAS

Feliz Ano novo, aos leitores queridos deste blog. E se você chegou até aqui és sortudo, saúde é o que mais importa nesse momento.

Mas vamos ao que interessa? Esse assunto é bem interessante tanto para quem já fez o exame de ordem ou pra quem está na luta (Conte com o Desperte pra te ajudar, tá)

Quais são as áreas que mais vão bombar em 2021?

Vivemos em uma era onde tudo muda o tempo todo. Essa realidade traz consigo o surgimento de novas tecnologias, além de cobrar que profissionais das mais diversas áreas saiam de suas zonas de conforto. É claro que o direito e a advocacia não ficariam de fora dessa transformação.

Para se adaptar às tendências na advocacia e se destacar no mercado, é fundamental que os profissionais do direito adotem posturas que lhes garanta melhor desempenho e competitividade. E, vamos combinar, na realidade atual, é urgente que as cogitações pautem ações positivas na construção de uma carreira sólida e lucrativa. 

Quais são os temas?

 Inteligência Artificial:

Um fator que está entre as tendências na advocacia, e que promete revolucionar várias outras áreas da sociedade, é a Inteligência Artificial (IA). Muito se trabalha para o desenvolvimento de sistemas que utilizem essa tecnologia por se tratar de um conhecimento com o qual se espera proporcionar mais comodidade à vida humana.

 E como funciona da advocacia? Softwares de automação jurídica têm como finalidade ajudar o advogado com tarefas repetitivas e burocráticas, dando mais controle e agilidade ao cotidiano. São grandes facilitadores para negócios jurídicos que buscam captar mais clientes e/ou aumentar o time de colaboradores. Tentar aliviar o advogado nas atividades maçantes do dia.

Lei Anticorrupção

A Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei da Empresa Limpa, foi sancionada em 01 de agosto de 2013. O objetivo é responsabilizar civil e administrativamente empresas que praticarem atos contra a administração pública, de governos brasileiros ou estrangeiros.

Ela inova ao trazer em seu texto a responsabilidade objetiva de pessoas jurídicas, o acordo de leniência, o compliance, o Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e sanções mais rígida.

Área de Compliance

O termo compliance vem do inglês, “comply”, e tem como significado “estar de acordo com uma regra”. Assim, a meta é adotar medidas que busquem reduzir ou evitar que leis sejam violadas quando entidades realizam suas atividades. Ela atua como prevenção sendo mais importante no ambiente empresarial.

Por fim a entrada em vigor da Lei 13.709/2018

Trata-se da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante aos usuários da internet mais controle dos seus dados pessoais. Atualmente, não são apenas redes sociais que coletam dados de seus usuários. Aplicativos, sites e várias plataformas também costumam solicitar essas informações e todas as empresas tem que se adequar a esta realidade e saber tratar os dados dos seus clientes e aí está um ótimo gancho pra você atuar.

No mais é isso, espero ter ajudado você.