Prova digital da OAB

28 DE ABRIL DE 2021 POR NAYARA PEREIRA

Olá, meus amigos de reputação ilibada.

Voltei com um assunto quentinho e bem interessante, então pega seu cafezinho e vem comigo.

Certamente durante esse cenário de instabilidade que estamos vivendo com a pandemia do Covid e suas surpresas diárias, é claro que o Exame de Ordem ia acabar nos surpreendendo também.

Já havia um burburinho, e então foi posposto o Projeto de Lei n° 1060/21, que altera o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e em uma das alterações determina a utilização de meios alternativos para realização do Exame de Ordem em situações de crise, o que se encaixaria no que estamos vivendo atualmente. Logo, o exame nesses casos poderia ser aplicado de forma remota. O projeto foi proposto pelo Senador Luiz do Carmo (MDB/GO). (vou deixar o link do projeto na íntegra).

Fonte: Tenor

Em uma live com a FENED BR - Federação Nacional dos Estudantes de Direito, o Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, confirmou a possibilidade da aplicação do Exame de Ordem de forma remota e as tratativas estão bem avançadas, já que estão em contato com parceiros da FGV que possuem recursos tecnológicos para aplicação do referido Exame. Claro que são necessárias pesquisas, planejamento e uma estratégia que viabilize a aplicação do Exame remotamente.

Esse projeto para ser de fato executado, precisa ser apresentado ao CFOAB, testado e, se aprovado pelo conselho, vai para o pleno do CFOAB.

É importante ressaltar aos amigos “oabeiros” que a “prova digital” não será aplicada no XXXII Exame de Ordem, pois é impossível, devido a todo seu trâmite desde o planejamento até o final deferimento para execução. Logo, não há uma estimativa de quando iremos ter a aplicação da Prova Digital, mas ela vai existir, isso não podemos negar.

O que você acha disso?