Procrastinação nos estudos: você já ouviu falar sobre procrastinação produtiva?
08 DE FEVEREIRO DE 2021 JULIANA IZA TAVARES
Olá, pessoal! Sou nova por aqui, prazer! Me chamo Juliana e amo falar sobre estudo saudável, já que devemos sempre valorizar e aproveitar o nosso processo. Sobre os estudos, algo que nos estressa é quando surge aquele desânimo e, como resultado, a tão combatida procrastinação.
Segundo o nosso amigo Google, procrastinação significa ‘’ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga. ’’ Por pior que seja, o ato de adiar é muito comum entre os estudantes, haja vista não haver pessoas 100% motivadas por 100% da vida. Todos nós já procrastinamos nossos estudos em algum momento.
Fonte: Tenor
Acredito que o maior foco do estudante não deva ser apenas ‘’nunca procrastinar’’, mas sim ‘’como irei lidar com a procrastinação’’. Como já expressou Antonie de Santie-Exupéry - escritor do amado livro ‘’O pequeno príncipe’’, “O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas. ”
Ou seja, nos momentos em que a sua motivação não estiver em sua boa hora, e, mesmo sentando para estudar, abrindo o livro, o foco não persistir e você não conseguir aprender e tão pouco se concentrar, pare e pense: adiarei meus estudos, mas serei produtivo. Como fazer isso? Pratique a procrastinação produtiva.
Ao ler a obra de Austin Kleon, ‘’Roube como um artista’’, me deparei com o capítulo sobre procrastinação produtiva. Segundo o autor, ‘’projetos paralelos são as coisas que você pensou que eram apenas distrações. Coisas que são só brincadeira. Essas, na verdade, são as coisas boas. É aí que tudo acontece. ’’
A abordagem central do livro é a criatividade, mas vamos relacionar a temática com os estudos. Não é porque você está adiando estudar que você necessariamente deve ser improdutivo. Muitas vezes a nossa mente precisa descansar, seja pelo cansaço mental, seja pela ansiedade… enfim, todos possuem esses momentos. Assim, não adianta estudar sem aprender, sem concentrar, sem produtividade. Então, adie se for necessário, mas faça algo produtivo.
Cuidado com a procrastinação nas redes sociais. Em regra, adiar algum estudo e ficar na rede social não traz nada de bom para nós. Às vezes, pode piorar o motivo da sua falta de motivação. Por isso, escolha fazer alguma outra atividade que te inspire, ou alguma mini meta que você está adiando. Com isso, você se sentirá melhor por estar fazendo algo produtivo, irá relaxar sua mente, irá se inspirar e voltar para a mesa e para os livros com uma maior facilidade.
Fonte: Tenor
Observe que a procrastinação não deve ser regra em sua vida, pois nem sempre podemos adiar. Além disso, não adie por muito tempo. Surgiu a desmotivação? Procura logo fazer algo que te anime. Lembre-se que você é o seu único limite. Além de motivados, devemos estar comprometidos com os nossos objetivos.
Vai procrastinar o estudo por umas horinhas? Leia a história de alguém que você admira, pratique exercício, ligue para alguém que ama, arruma teu quarto. E depois estude com produtividade. Estudando nossa vida muda (para melhor), mas não esqueça de respeitar os seus momentos. Siga o conselho de Austin Kleon e ‘’ reserve tempo para se distrair. Perca-se. Sonhe. Nunca se sabe aonde isso vai levar’’.
Por Juliana Iza Tavares
*Gosto bastante de escrever, e também amo ajudar o próximo, por isso me identifico tanto com o Desperte. Sei que posso contribuir muito com o blog, buscando produzir um conteúdo humanizado e com embasamento. Estar entre as redatoras me faz muito feliz.