Direito e depressão

30 DE SETEMBRO DE 2021 POR REBECCA REBOUÇAS

Saudações primaveril, para os melhores alunos e profissionais de direito e áreas afins que participam da família Desperte Direito.

Hoje nosso tema é sobre Depressão, visto que o mês de Setembro foi dedicado à prevenção do suicídio. E trazendo esse tema para nossa seara, que inclusive vale a pena acessar o Instagram e o nosso blog que estão recheados de textos e vídeos sobre o tema para deixar você bem informado.

Fonte: freepik

Mas e como a depressão pode surgir no Direito? A resposta é simples, de diversas formas como o estudante que ao adentrar na faculdade cria grandes expectativas com a Advocacia e ao se formar não corresponde com o planejado, ou aqueles que almejam concursos e hoje em dia os mesmos estão cada vez mais concorridos e difíceis. Outra classe profissional que também sofre com os lampejos da depressão são os professores das faculdades privadas de Direito que reclamam da má remuneração e nas faculdades mais conceituadas estes sofrem com a pressão pela publicação de artigos, financiamento para pesquisas e outros dados que elevam a pontuação da instituição junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Magistrados, agentes do Ministério Público, membros da advocacia pública e Defensorias queixam-se de trabalho excessivo e, por vezes, mesmo recebendo vencimentos acima da média, contrariamente deixam-se levar ao desânimo e à depressão.

Em todos os casos relatados acima assim que aparecerem os sintomas o primeiro passo é não ignorá-lo, procurar ajuda é o mais indicado, podendo ser familiares e claro sempre um profissional capacitado.

Fonte: freepik

Vale ressaltar que independentemente da importante ajuda de terceiros, inclusive de profissionais especializados nos casos mais agudos, o deprimido deve esforçar-se para solucionar seu problema. Ele, na verdade, é o principal interessado em voltar à normalidade.

Estudantes de Direito enfrentarão um mercado cheio de concorrentes. Mas, se estiverem preparados para os novos tempos, as chances de sucesso serão muito maiores. Preparar-se significa interesse, dedicação, estudos. É primordial a identificação com a área de seu gosto e adequá-la às perspectivas do mercado de trabalho.

Aos colegas que já atuam é essencial analisar o real motivo que faz você continuar, se abrir com os seus colegas e procurar um profissional capacitado para ajudar você.

Infelizmente a depressão é um mal dos nossos dias, deve ser combatida com a medicina, psicologia e apoio familiar.

É isso, aguardo vocês no nosso próximo texto.