Como manter a disciplina nos estudos em momentos de desmotivação?
09 DE MARÇO DE 2021 JULIANA IZA TAVARES
Estamos acostumados a culpar. Culpamos nossa família, caso não nos dê apoio. Culpamos a sociedade por não confiar em nós. Culpamos até mesmo o universo, por não estar do jeito que nós queremos. Não digo que as pessoas à nossa volta não tenham uma parcela de influência para a nossa desmotivação, mas a culpa não é delas, pois ninguém é capaz de nos controlar por inteiro, só nós mesmos.
‘’Se o vento não estiver favorável, pegue os remos’’. Esse provérbio pode ser interpretado de diversos modos, a julgar a sua aplicabilidade em tantos acontecimentos das nossas vidas. Aqui, trago a vocês a reflexão desse provérbio em conjunto com a nossa motivação para estudar. Se o vento não estiver favorável para você se sentir motivado, pegue os remos e aplique a disciplina.
‘’Mas, Ju! Não é tão fácil assim…’’ E nunca vai ser fácil! Um caminho grandioso está repleto de obstáculos. Toda história de superação há algo o que se superar. A sua não vai ser diferente. Sempre existirão dificuldades, mas, entrementes, devemos aprender a controlá-las. Devemos saber que sim, a desmotivação irá aparecer, mas nosso sonho será maior, e seremos os senhores e senhoras da nossa jornada.
Para aplicar a disciplina, você deve compreender o que melhor funciona com a sua mente. O que te deixa motivado? Mais importante: o que te deixará sempre disciplinado? Por essa razão, abordarei a seguir algumas dicas que te ajudarão a praticar a disciplina nos seus estudos.
1 - Aplique a regra dos 5 minutos:
Sempre o pouco é melhor que nada. Feito é melhor que perfeito. O pouco já é tudo quando comparado ao nada da inércia. Assim, tente aplicar esse pensamento na sua vida diariamente. Quando não estiver motivado, pense ‘’irei sentar e estudar pelo menos 5 minutos’’. Claro que 5m passam voando, e você tenderá a permanecer por mais 5m, e assim por diante.
Outro exemplo: estudar uma das duas matérias que separei para o dia de hoje. Enfim, diminua a carga de estudo do dia, sente e comece. Depois que iniciar, você sentirá uma maior facilidade em concluir sua meta do dia.
Fonte: Tenor
2 - Faça um quadro de motivação:
Aplicar a visualização, além de contribuir imensamente com a manutenção da sua motivação, te fará um estudante mais disciplinado. Faça um quadro com sonhos e objetivos, imprima uma imagem e cole no seu canto de estudos, coloque na tela do celular e do computador...o importante é você sempre olhar e sentir o porquê que você está estudando, o porquê da importância da sua disciplina. Visualize seus sonhos diariamente.
Fonte: Tenor
3 - Acompanhe pessoas que te inspiram:
Sabe aquele advogado (a) que você tanto admira? Acompanha ainda mais essa pessoa. Estude o caminho dele (a) até aquele momento. Você verá que não foi fácil, mas ele (a) manteve algo importantíssimo: disciplina. Ademais, procure estar rodeado de pessoas que estão passando por um momento parecido com o seu. Converse, desabafe, motive, troque experiências. Esses fatores te ajudarão imensamente na prática da disciplina.
Fonte: Tenor
4 - Descanse sem culpa:
Um fato deve ser incorporado à vida dos estudantes: estudar não é sinônimo de sofrimento. Para que isso ocorra, nossa mente não deve sofrer. Como fazer isso? Descansando. Seja durante os estudos, ou ao longo do dia, você precisa respeitar a sua mente e compreender quando estiver com cansaço mental. Estudo de qualidade é o que importa, não somente a quantidade.
Dessa forma, lembre-se de descansar, de aplicar intervalos nos estudos, e separar pelo menos um dia na semana para relaxar ainda mais a mente. Descanso faz parte dos estudos e contribui de modo considerável para o seu aprendizado.
Fonte: Tenor
5 - Leia o livro ‘’Estuda que a vida muda’’:
Por fim, estudantes, deixo aqui uma dica de um livro que mudou a minha visão quanto aos estudos, de modo que me motivou e me disciplinou ainda mais. O autor Alex Oliveira apresenta em sua obra, de forma simples e humana, vários capítulos acerca da importância do estudo, e como isso mudou a vida dele e também poderá mudar a nossa.
Como o próprio autor expressou, ‘’a partir do momento que você sair do banco do carona do carro chamado sua vida, e passar para o lado do motorista, você quem vai definir o caminho’’. Seja o condutor do volante da sua vida, tenha disciplina acima de qualquer abalo que o dia a dia provoca. A falta de disciplina e a desmotivação devem ser a exceção, não a regra. E, quando a exceção chegar, lembre-se que você é quem a conduz. Você é quem diz o caminho.
Fonte: Tenor
Redatora: Juliana Iza dos Santos Tavares e Ferreira.