Como fazer com os seus estudos tornem-se mais divertidos?
Que tal fazer com que se tornem uma palestra bem animada?
13 DE OUTUBRO DE 2020 POR GABRIEL PIRES
Início conturbado na construção dos estudos
Estudar faz parte do Oabeiro até que a carteira deixe de ser um sonho e se torne a realidade tão almejada. Livros, vídeo aulas, jurisprudências e resumos fazem parte da nossa rotina para OAB. Quando esses métodos se baseiam apenas na leitura maçante desses materiais, os estudos se tornam cansativos e pouco produtivos e, consequentemente, pouco motivadores, fazendo com que seja necessário encontrar alternativas para melhorarmos o rendimento.
Fonte: freepik
Tornando os estudos mais produtivos. Faça com que se tornem uma palestra
Ao iniciar os estudos, comecei utilizando os métodos acima destacados, mas percebia que ainda não estava rendendo o suficiente. Durante as sessões de estudo para a primeira fase com a professora Maysa do Desperte Direito, destaquei que tinha facilidade em absorver melhor o conteúdo escutando a minha própria voz. Com isso, com esse entendimento a professora percebeu que eu era mais auditivo e podia colocar essa percepção em prática. Dessa forma, comecei a utilizar a técnica de tornar o estudo uma palestra, construindo um pequeno roteiro em forma de perguntas e respostas, e falando sozinho em frente ao espelho, como se estivesse em um auditório ou em uma conversa descontraída entre amigos. Tal método continua na segunda fase, a qual a professora Juliana constatou que eu era mais autiditvo, a partir do momento comentei.
Fonte: freepik
Construindo os meios para realizar os estudos em forma de palestra
Escutar a própria voz tornou meu estudo bem efetivo, uma vez que comecei a lembrar melhor os principais tópicos dos estudos de forma bem mais leve e sem pressão. Claro que cada pessoa tem facilidades diferentes. Enquanto uns aprendem melhor escutando a si mesmo, outros conseguem lembrar melhor visualizando os tópicos abordados em vídeo aulas que assistiu de determinado professor, mas essa técnica pode ajudar a todos, com cada um a sua forma de aprender, dentro de alguns tópicos:
1. Faça pequenos tópicos (caso seja mais visual, utilize sinais gráficos e imagens sobre o tema abordado nos estudos e construa a palestra mentalmente).
2. Tente lembrar as perguntas e respostas e se questione sobre estas e se poderiam ter alternativas para o mesmo resultado, como se fosse um jogo de cartas.
3. Fale enquanto estuda para assimilar melhor conteúdo (caso seja visual, utilize recursos visuais por meio de resumos para memorizar o conteúdo e, consequentemente, pense enquanto estuda)
Fonte: freepik
Tais formas de estudar podem ajudar na consolidação dos estudos, independentemente de como a pessoa tente aprender, uma vez que cada pessoa possui a sua tática de estudo e que tais métodos são construções em longo prazo. Conciliando cada forma de estudar, podemos chegar o nosso tão sonhado objetivo; a vermelhinha.
Gabriel Pires
Gabriel Pires é um garoto de Niteroense e agora mora em Maricá. Muito curioso em descobrir novas informações sobre o mundo, dedicado a aprender cada vez mais e buscar ajudar as outras pessoas a conquistarem os seus sonhos.
* Meu intuito de contribuir com o blog é de ajudar a termos uma visão diferente dos estudos, demonstrando que ele pode ser realizado de forma tranquila, prazerosa e divertido. Mostrar a importância da rotina de estudos para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional