Cidades inteligentes

13 DE MAIO DE 2021 POR REBECCA REBOUÇAS

Olá, meus leitores queridos! Lembram que no texto passado falamos sobre Aplicabilidade da LGPD e comentei que o nosso próximo texto seria sobre Cidades Inteligentes. Mas o que é isso? Como se tornar uma cidade inteligente? Aracaju é uma cidade inteligente? São alguns questionamentos que nos vem à mente.

Cidades inteligentes são aquelas que otimizam a utilização dos recursos para servir melhor os cidadãos. Isso vale para a mobilidade, a energia ou para qualquer serviço necessário á vida das pessoas. Interessante pensar que foi com a eletricidade que surgiu a cidade moderna, foi através dela que existiram os metrôs para locomoção, iluminação pública, bombeamento de água, e até os prédios mais altos por conta dos elevadores. E agora estamos entrando em um momento onde os dados e a inteligência vão ser tão importantes quanto a própria eletricidade. Essa coletânea de dados dessa nova cidade será de fundamental importância para os próximos anos.

Fonte: Tenor

Existem alguns fatos que podemos considerar como essenciais em relação ás cidades inteligentes como: são voltadas para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, precisam do envolvimento de universidades, empresas, ongs, são construídas com base em planejamento e devem otimizar a utilização de recursos.

Falando em loco infelizmente Aracaju foi reprovada como cidade inteligente, em todos os indicadores do ranking, Aracaju só aparece em quatro deles e assim mesmo nunca entre as 20 cidades melhores colocadas. A capital sergipana pontuou em Mobilidade e Acessibilidade (32º), Tecnologia e Inovação (82º), Saúde (36º) e Segurança (46º). De Sergipe, apenas São Cristóvão (12º) aparece uma vez na pesquisa entre os 20 melhores municípios. É no quesito Educação.

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities é composto por 70 indicadores, distribuídos em 11 principais setores: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, saúde, educação, energia, economia, meio ambiente, tecnologia e inovação, segurança, empreendedorismo e governança. Como todo ranking, os cálculos são baseados em indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Pelo que conversamos aqui vocês observaram a importância de ser uma cidade inteligente? Torna-las inteligentes é essencial para sobrevida humana em um mundo totalmente globalizado.

Bom é isso, espero que tenham gostado e observem que nosso blog é altamente atualizado, conversamos sobre assuntos variados e de alta relevância que são sementes que plantamos e esperamos germinar em vocês.

Até breve.