Casamento

14 DE DEZEMBRO DE 2020 POR REBECCA REBOUÇAS

 

Já é dezembro e esse ano passou voando, vocês perceberam?

Já ouvimos os hinos Jingle Bells tocando nos nossos ouvidos e o clima de Natal contagiando todo mundo. Há uns meses nós conversamos aqui sobre o Divórcio e eu prometi falar sobre o casamento e melhor época não há. Mas, Rebecca o que tem de curiosidade sobre o casamento?

Fonte: tenor

 

Vamos lá, você sabia que ele é uma das tradições mais antigas e disseminadas pelo mundo, mas é frequentemente associado ao cristianismo e, mais especificamente a igreja católica. Atualmente, ele é visto como um contrato, formalidade ou cerimônia que deve ser realizado para estabelecer uma união conjugal, em que os envolvidos têm como propósito a vida em conjunto que engloba a partilha de bens, atividades, responsabilidades e afeto. Ele é realizado no cartório ou na igreja com efeito civil.

 

Até o século XI, os casamentos eram arranjados pelas famílias dos noivos, que buscavam conseguir perpetuar alianças ou a manutenção do poder econômico familiar. O consentimento só passou a fazer parte da tradição a partir de 1140 com o Decreto de Graciano, uma obra extensa que trata sobre o direito canônico, estabelecendo regras de conduta e normatizando costumes da Igreja Católica. O consentimento, ou a manifestação voluntária em relação à vontade de unir-se em matrimônio, passou a ser, a partir do século XII, condição para que o casamento fosse realizado.

Fonte: tenor

 

Temos que falar das evoluções do casamento, como mencionado acima temos o consentimento e hoje em dia temos o casamento entre pessoas do mesmo sexo que antes era visto como algo inimaginável.

Com o passar dos anos ele passou por uma fase de declínio, o divorcio hoje em dia está mais acessível e com a vida corrida não paramos para analisar se vale a pena continuar ou não com a pessoa amada.

A nível de Brasil, você sabia que o Piauí é o estado onde os casamentos duram mais tempo no país, segundo um estudo sobre as estatísticas de Registro Civil 2019, IBGE.

 A média de duração dos casamentos no estado é de 17,6 anos, quase quatro anos a mais do que a média nacional, de 13,8 anos.

Que curioso, não é? Fico feliz que finalizamos este ano com saúde e com projetos concluídos. Se você não faz parte desse time, tenha fé! É tempo de prosperidade e de crer que dias melhores virão.

Boas Festas, até breve.