Adiamentos na OAB: Como afetam o nosso emocional e como podemos superar?

10 DE MARÇO DE 2021 POR GABRIEL PIRES

A paralisação desastrosa nos estudos:

Meses despendidos nos estudos, às vezes, sem dormir para dar conta do material programado para estudar, bem como revisões periódicas realizadas, junto com simulados. Tudo parecia perfeito, uma vez que o calendário estava sendo realizado com sucesso.

Contudo, de uma maneira que pode não ser tão esperada, o adiamento acontece e todo o cronograma para a prova se esvai, já que não temos mais um norte para seguir. Ficamos perdidos e pensamos se continuamos estudando ou paramos alguns dias para não ficarmos paranóicos de vez.

É por esse motivo que escrevo esse texto, para demonstrar como cada um pode tranquilizar as suas mentes para continuar firme nos estudos até o dia em que a prova definitivamente chegar.

Fonte: Tenor

Como os adiamentos da prova podem afetar nosso emocional nos estudos? :

Em 2020 tivemos uma grande surpresa durante a segunda fase, qual seja a ocorrência de diversos adiamentos ao longo do ano. Não foi uma tarefa simples controlar o emocional durante esse período. Sentia o coração disparando e o desespero acontecendo, uma vez que a prova parecia cada vez mais distante no tempo a cada novo adiamento. Havia momentos em que deveria desistir de continuar tentando minimamente estudar, já que não sentia que a prova estaria próximo de voltar.

A ansiedade aumentava cada vez mais. Às vezes era incontrolável, meso utilizando de técnicas de meditação para relaxar, o pensamento da prova que poderia não acontecer me atormentava, bem como as notícias sobre a doença que só aumentava não me deixavam dormir, sabendo que a situação poderia piorar e só termos o exame no ano seguinte. Nesse momento, durante um dos adiamentos, percebi, junto com a professora Juliana, do Desperte Curso, que precisava criar uma nova estratégia dos estudos.

Fonte: Tenor

Superando os adiamentos com tranquilidade nos estudos:

Ainda que diversos adiamentos ao longo do ano passado tenham afetado negativamente o rendimento dos estudos, precisava colocar a cabeça no lugar e estudar de forma mais leve do que antes.

Nesse sentido, indico parar alguns dias, entre uma ou duas semanas, com atividades diversas que podem estar relacionadas ao direito ou não, como ler livros não jurídicos, assistir filmes ou séries para relaxar, fazer exercícios físicos para melhorar nosso ânimo e outras formas que considerarem necessárias para aliviar a ansiedade para a prova.

Se dê ao luxo de tirar esses dias de folga. Vai ser uma revigorada para a sua vida e para os seus estudos, já que muito tempo se dedicando a ela nos coloca em uma situação de exaustão e saturação, principalmente para quem já está estudando há muito tempo, já fez muitas revisões e simulados e sente que precisa parar por alguns dias para retomar o ritmo dos estudos.

Para quem já terminou os estudos, mas irá entrar nas revisões ainda, como uma sugestão, seria diminuir o número de horas e continuar as revisões junto com os simulados e exercícios. Claro que cada candidato tem o seu próprio ritmo que deve ser analisado para a sua realidade.

 Nossa mente precisa estar bem sintonizada com nosso corpo, ou seja, temos que estar bem psicologicamente e fisicamente para conseguirmos enfrentar tal situação adversa, aliando a meditação com exercícios físicos, sem nos desgastarmos demais nos estudos.

Fonte: Tenor