A importância da meditação nos estudos para a OAB

 08 DE DEZEMBRO DE 2020 POR GABRIEL PIRES

A meditação no momento de dificuldades:

Em um momento de tantas incertezas, a qual o ano de 2020 se desenhou para todos nós, as notícias que aparecem nos noticiários da televisão e na internet tornaram-se um gatilho para mais preocupações e inseguranças, fazendo com que a concentração em qualquer atividade, por mais simples que possa ser, poderá se tornar um problema enorme para enfrentarmos.

Nesse sentido, os estudos para OAB tornam-se um grande desafio, já que não conseguimos nos concentrar na prova, já que estamos constantemente pensando em como as notícias ruins podem nos influenciar em nossas vidas e, principalmente, na prova mais crítica, que é a realização da prova. Com isso em mente, cabe destacar que uma forma a qual pode auxiliar no controle emocional e na concentração está na meditação, como um ótimo caminho para melhorarmos nosso rendimento que nos pareceu perdido anteriormente.

Fonte: tenor

O controle mental equilibrado diante de tantas incertezas:

A meditação pode ser uma grande aliada para nos manter mais tranquilos, já que com tantos adiamentos, não sabemos para onde ir e ficamos perdidos com o caminho que devemos tomar, até com o pensamento de pensar em desistir.

No início da caminhada para os estudos para a OAB, por intermédio da professora Maysa, a qual me auxiliou na primeira fase, ele me indicou ouvir o podcast conhecido como “Autoconsciente”, que se encontra no Spotify. Na segunda fase, a professora Juliana, também do Desperte Direito falou para continuar a meditação, pois estava muito nervoso. Tal ferramenta me ajudou muito para me concentrar e ter mais tranquilidade nos momentos do estudo, já que eu ficava bem mais relaxado e pronto para estudar. 

Claro que haverá dias em que a concentração torna-se muito difícil, já que somos levados a encontrar outras maneiras de que nos tiram o foco, como o Facebook, Instagram, Youtube, televisão.

Nesses casos, é interessante desligarmos todos os aparelhos e pararmos alguns minutos para relaxarmos e meditarmos, respirando profundamente para que possamos voltar com calma aos estudos. Se for o caso, deite na cama e respire fundo, ou sente na cadeira e faça tais métodos, pois vão ajudar a encontrar uma paz de espírito para continuarmos firmes no objetivo que é a aprovação.

Fonte: tenor

A meditação fazendo parte da sua rotina:

Ao construirmos uma rotina organizada de estudos, cabe colocar a meditação como uma forma de melhorar o foco. Deixem alguns minutos para se concentrar antes dos estudos, focando em um ponto específico em sua mente e com a mentalização pensamentos positivos e locais que tragam paz para cada um.

Com isso em mente, a meditação guiada, como indicado pelas professoras Maysa e Juliana pode ser uma ótima alternativa para manter a tranquilidade nos estudos. A caminhada pode ser complexa e cheia de obstáculos, mas no final o resultado virá com muito esforço e concentração e tranquilidade.

Nesse sentido, a mente precisa estar focada no objetivo, com pensamentos positivos e sem maiores distrações, para que possamos conquistar a nossa tão sonhada carteira da OAB e gritarmos no final que somos advogados e que toda dedicação valeu a pena.

Fonte: tenor