A aprovação na OAB

 09 DE FEVEREIRO DE 2021 POR GABRIEL PIRES

Os anos de estudo na universidade ou faculdade de direito e a recompensa pela aprovação na prova da OAB:

Cinco anos na Universidade ou Faculdade de Direito, meses de estudo para a prova da OAB. Não são momentos fáceis. Vocês irão abdicar de muitas coisas, como o lazer com a família e amigos. Mas quando olharem o resultado, tanto preliminar quanto o definitivo, a sensação será de dever cumprido e a reação ficará estampada na face de cada um por dias!

Da preparação para prova até o resultado:

A preparação para prova da OAB, como dito em textos anteriores, foi uma grande de uma maratona de altos e baixos. Acordava cedo, durante a preparação para a primeira fase, para me dedicar aos estudos. Primeiramente, tomava um café bem reforçado e fazia exercícios na bicicleta ergométrica ou corrida em volta da casa. Depois começava os estudos, o que me ajudou muito a ter mais energia, disposição e foco nos estudos.

Outro fator muito importante foi à utilização da meditação, por indicação da professora Maysa, do Desperte Direito, a qual me auxiliou a ter mais concentração no objetivo.

Fiz diversos simulados durante a preparação na primeira fase, todos aos domingos e tentava conciliar com o real horário de prova. Caso não conseguisse, colocava o simulado na parte da tarde e fazia a correção logo após.

Essa etapa foi de extrema importância e deve ser considerada para qualquer estudante, seja para quem está se preparando para a prova da OAB, para quem se dedica para algum concurso público, ou até mesmo para o ENEM, uma vez que é por meio dos simulados que saberemos como está o nosso desempenho para enfrentar dia D e o que ainda precisa ser melhorado. Nessa etapa, é importante fazerem os simulados como se fosse o dia da prova, sem distrações, desligando os aparelhos eletrônicos, já que a primeira fase não permite a utilização de nenhum tipo de consulta. Cabe salientar que é importante já organizarem o ambiente para o teste, com a alimentação que será consumida e os materiais a serem utilizados nos simulados, como a caneta.

O dia da prova é quase sempre o mais tenso, uma vez que ficamos mais nervosos e ansiosos para o que virá a seguir. Com isso, considero importante a meditação antes de realizar o exame, para diminuir os batimentos cardíacos para iniciar bem a prova de forma mais tranquila.

Depois da prova, vocês estarão exaustos com as cinco horas despendidas de esforço mental, mas é normal devido ao desgaste que a prova acaba por provocar em cada um dos candidatos. Posteriormente, o resultado será divulgado no mesmo dia. Uma coisa que digo a vocês: Sem dúvida, irão rever o gabarito várias vezes e podem não chegar ao resultado de quarenta pontos, que é a nota mínima para a aprovação. Depois de tantas conferências no gabarito, considerei que não havia conseguido a aprovação, mas quando o resultado veio, a notícia que precisava: fui a provado na primeira fase. Terão a mesma sensação, que será de alívio por passarem, mas depois disso é se preparar para a etapa seguinte.

Passando por isso, e conseguindo a aprovação na primeira fase, agora é se prepararem para a segunda fase. Caso o resultado não venha, o importante é levantar a cabeça e não desistir. São três provas por ano. Continue nos estudos e nunca desista. À hora de cada um chegará.

Com a aprovação na primeira fase, adentramos na segunda. O estudo se tornará um pouco diferente, já que o foco estará nas disciplinas escolhidas como Direito Administrativo, Constitucional, Tributário, Empresarial, do Trabalho, Penal ou Civil. Indico escolher a disciplina que tem mais afinidade, seja por conta de gostar dela no curso ou até mesmo por trabalhar com essa disciplina no estágio e ter interesse e gosto em trabalhar com ela futuramente, já que dará mais estímulo para estudar umas dessas disciplinas na segunda fase, o que ornará o estudo mais prazeroso e menos cansativo.

Nesse momento, como poderá utilizar o código na hora da prova, torne-se íntimo de seu material, analisando cada parte dele, principalmente o índice remissivo, já que é por ele que terá toda a base normativa para pesquisa. Pode utilizar marca textos e Clips para prova, não podendo estruturar a peça. Também é permitido pelo edital e os marcadores de código, desde que não estejam em branco.

A prova da segunda fase, normalmente, tem um lapso de tempo de dois meses. Contudo, devido à pandemia, os candidatos de 2020 tiveram seis adiamentos até a prova realmente acontecer em seis de Dezembro de 2020. A continuidade da meditação e os exercícios físicos foram de extrema importância para manter melhor o foco e a concentração.

Ainda destaco que muitas notícias ruins nos noticiários de televisão, no Youtube ou qualquer rede social, podem influenciar negativamente no comprometimento dos estudos. Nesse sentido, caso estejam atrapalhando, indico que desliguem qualquer tipo de comunicação na hora dos estudos, para que foquem exclusivamente nos estudos.

Como o ano de 2021 ainda está em momento de pandemia, será obrigatório o uso de máscara no dia do exame. Nesse ponto, comecem a treinar tanto para a primeira fase quanto para a segunda com ela, para se acostumarem. É bem desconfortável, tenho que admitir, mas por ser uma exigência do edital, vamos seguir as regras para não termos problemas posteriores. Também poderão utilizar a Máscara Face Shield, óculos de proteção e luvas, as quais são facultativas. Para elas, veja se é necessário levá-las, até por conta de uma maior proteção no dia da prova.

Ao iniciar a prova da segunda fase, acho interessante começarem com a leitura da peça prático-profissional e fazerem o espelho de prova. Não façam um rascunho, pois demandará muito tempo. Apenas destaquem os principais pontos da peça e coloquem no papel, com um pequeno resumo da leitura feita. Sugiro fazerem de três a quatro leituras, para terem certeza se não passaram nada despercebido nos tópicos da peça.

Depois da peça, passem para as questões. Vocês poderão ler cada uma delas e irem respondendo diretamente no caderno respostas ou colocando no rascunho as respostas. Nesse caso, ficará a critério de cada candidato de como organizar a prova.

Posteriormente, passem para mais uma leitura, agora mais rápida da peça e vejam se não se esqueceram de nenhum detalhe. Poderão, a partir desse ponto, passar a limpo a peça e as questões (caso essas não tenham sido passadas para o caderno definitivo).

Bebam água, levem Guatorate para o dia da prova e alimentos de fácil digestão. Se puderem, tanto na primeira fase quanto na segunda, almocem antes da prova, para não sentirem fome.

Depois de cinco horas de prova, a cabeça estará cansada demais, querendo esquecer tudo. Mas será quase que inevitável que vocês vão querer ver o gabarito preliminar, que sairá se não no mesmo dia, alguns dias depois da prova. Nesse ponto, acho interessante e até saudável mentalmente que façam outras atividades para se distraírem, como cursos de prática na sua área de escolha para se aperfeiçoarem, leituras de livros que não tenham relação com o direito em si, ir à praia, assistir um filme ou uma série do gosto de cada um. Ou seja, tentem realizar atividades que distraiam vocês, porque a espera do resultado é tão longa quanto à espera pela prova.

Quando o resultado for divulgado, tentem olhar a lista preliminar primeiro. Vão por mim, é bem mais emocionante ver o seu nome na lista do que ver o espelho de prova com a nota, uma vez que irão procurar o seu nome, como uma caça ao tesouro. Será tenso, mais quando encontrarem o nome de vocês na lista será uma sensação de emoção indescritível e, principalmente, de dever cumprido. Podem comemorar chorar, gritar, pois agora é só alegria tanto com o resultado, com o recebimento do certificado de aprovação, quanto com o recebimento da tão sonhada vermelhinha que foi conquistada com muito esforço e dedicação!

Caso o seu nome não esteja na lista do resultado preliminar, não se desespere, uma vez que terá a oportunidade de se utilizar do recurso para reverter à nota. Se ainda assim não conseguirem, terá como mudar a nota por meio do recurso da ouvidoria para a OAB.

Contudo, se mesmo com os recursos acima não for possível passar na prova, o importante será rever os seus erros e se preocupar no que precisa ser melhorado para a próxima oportunidade, uma vez que é a partir desses momentos que nos fortalecemos da queda e nos tornamos mais fortes para enfrentar os desafios da vida!

Dicas para uma preparação focada para a prova da OAB ou para qualquer concurso público:

Estudar deve ser encarado como um longo processo de aprendizado e testes constantes de técnicas de estudo que mais se adéqüem a cada candidato, uma vez que cada um possui uma forma diferente de aprendizado.

Irei tratar nesse artigo alguns métodos que funcionaram comigo e que podem ser um incentivo para seguirem o mesmo caminho, uma adaptação dele ou até mesmo fazer de forma diversa:

1. Exercitem-se. Pode ser todos os dias ou quatro vezes na semana, seja com exercícios na academia, bicicleta ergométrica, uma caminhada (seja dentro de casa ou fora, usando máscara), yoga entre outras maneiras que sejam confortáveis por cada pessoa. Não é obrigatório fazer exercícios, mas considero importante para dar mais vigor e energia e, concentração e foco nos estudos.

2. Distraiam-se durante os finais de semana, principalmente aos domingos. Tal dica se dá porque, por estarem estudando durante uma semana inteira, nada melhor do que tirarem um ou dois dias de descanso para estarem revitalizados para a semana seguinte.

3. Meditem antes dos estudos, uma vez que conseguimos nos concentrar melhor nos estudos. Utilizei muito a meditação guiada, por indicação das professoras Maysa e Juliana, ambas do Desperte Direito, que se encontra no Spotify, conhecido como Autoconsciente como forma de manter melhor o meu foco.

4. Façam muitos simulados para reforçar o conhecimento do conteúdo estudado, sejam inéditos ou por meio de provas anteriores, tratando eles como se fosse o dia da prova, sem distrações, e utilizando apenas o necessário e permitido pelo edital

5. Revisem o conteúdo de modo periódico, para reforçar o que estudou. As revisões podem ser feitas depois do estudo do dia, no dia seguinte e de modo semanal, ou seja, a revisão dos conteúdos da semana anterior. Faltando uma ou duas semanas para a prova, final, podem fazer pequenas revisões dos assuntos ais cobrados, tanto na primeira quanto na segunda fase.

6. Façam questões depois que terminar os conteúdos estudos, uma vez que ajudaram a reforçar o conteúdo, bem como de ter uma visão maior do que está sendo aprendido e os pontos que ainda precisam ser reforçados e melhorados.

Com isso, é importante salientar que o estudo para a prova do exame da Ordem dos Advogados do Brasil é um conjunto de fatores que precisam ser elencados e não separadamente.

Nesse sentido, tente sempre alinhar os estudos com a meditação, alimentação saudável, revisões periódicas, simulados e provas anteriores, exercícios físicos e algumas distrações durante os finais de semana, uma vez que unindo cada uma dessas coisas, os estudos não irão se tornar um problema, mas sim uma forma mais leve e tranquila para conquistar os seus sonhos e principalmente, a tão sonhada carteira da OAB para que, finalmente, possa gritar para o mundo: AGORA SOU ADVOGADO (A)!