18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil
18 DE MAIO DE 2021 POR CARLOS AUGUSTO
Oi, oi gente... Como vocês estão? Espero que esteja tudo bem por aí J
O mês está iniciando e mais uma vez estou aqui para falar sobre um assunto sério e necessário envolvendo crianças e adolescentes. Você sabia que no dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil?
“Mas, Carlos, porque dentre tantos dias do ano foi escolhido o dia 18 de maio? Existiu algum motivo para isso?” Siiiim, gente. A história é muito triste, mas vou contar para vocês: uma criança de 8 anos de idade chamada de Araceli Crespo foi raptada, drogada, estuprada e morta na cidade de Vitória/ES no dia 18 de maio de 1973 (durante a ditadura militar). E o enredo ainda só piora: o corpo foi desfigurado e hoje, ainda em 2021, ninguém ainda foi punido por tal atrocidade.
Fonte: Tenor
Por conta deste caso bastante triste e do Brasil ter muuuuitos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, o dia 18 de maio foi escolhido para combater esta violência.
“Okay, Carlos, entendi o motivo, mas o que é feito neste dia?” Então, pessoal, nesta data são realizadas uma série de atividades nas instituições educacionais e em ambientes sociais, como, por exemplo: palestras, oficinas, peças teatrais sobre a prevenção contra a violência sexual.
Meu leitor/leitora, você consegue entender a importância de tratar acerca destes assuntos nas escolas? Eu espero que sim!! Falar de violência sexual, de educação sexual, em ambientes escolares é muuuito importante para prevenir violência sexual contra uma criança ou adolescente, por exemplo. Cada ensino realizado será de acordo com a idade que as pessoas têm e não está vinculado a ensinar crianças e adolescentes a praticar sexo (pelo amor de Deus né, gente?!). Comento isso porque tem algumas pessoas que pensam dessa forma e não é assim que funciona, ein?!
“Mas, Carlos, qual é a diferença entre o abuso e a exploração sexual? Existe diferença”? Sim, simmm! Existe e eu vou te explicar para não mais esquecer: abuso sexual é quando um adulto pratica algum ato libidinoso (sexo anal, masturbação, acariciamento dos seios e bunda...) com uma criança ou adolescente; enquanto a exploração sexual está ligada a faturação de dinheiro, ou seja, usam da criança ou adolescente como mecanismo para satisfação sexual dos outros. Conseguiu compreender a diferença?
Então fiquem ligados e ligadas: combater o abuso e exploração sexual infantil é um dever de todos nós e é importante que crianças e adolescentes entendam onde podem deixar tocar e o que podem fazer com outras pessoas... Caso presencie ou saiba de algum abuso ou exploração sexual, não pense duas vezes, disque 100 e denuncie!!